Por dentro dos Sistemas de Lubrificação Centralizada do tipo Progressivo

 em Uncategorized

Lubrificação Centralizada Industrial

Compreender como funcionam os diferentes tipos de Sistema de Lubrificação é fundamental para, nos momentos em que o sistema venha a apresentar anomalias, torne-se fácil interpretar seus sinais e assim encontrar a solução de maneira rápida e eficaz.

Como funcionam os Sistemas de Lubrificação do tipo Progressivo?

Os Sistemas de Lubrificação do tipo Progressivo atuam com graxa e óleo, sendo indicados para Máquinas e Equipamentos de médio e grande porte, como Bombas de Parafuso, Carregador e Descarregador de Navio, Dobradeira, Guilhotinas, Injetoras, Misturadores, Pontes Rolantes, Pórticos, Prensas, entre outros.

Podendo ser formados por Bombas do tipo Manual, Pneumática ou Motorizada, completam os Sistemas de Lubrificação do tipo Progressivo os Distribuidores Progressivos Modulares ou do Distribuidor Progressivo tipo Bloco.

O princípio de funcionamento dos Distribuidores Progressivos é hidráulico, ou seja, enquanto houver a injeção de lubrificante, internamente, cada pistão completará seu curso.

Injetando uma quantidade dosada de lubrificante – determinada de acordo com o projeto – no ponto correspondente, o pistão subsequente somente realizará seu movimento após o curso completo do pistão anterior. Portanto, esta sequência ordenada e constante será contínua enquanto houver fluxo de lubrificante no distribuidor.

Quando este fluxo cessar, os pistões permanecerão parados. O reinício de movimento se dará a partir da mesma posição em que os pistões haviam parado anteriormente.

Nos Distribuidores Progressivos acompanham indicadores de ciclos visual ou elétrico, por meio de chave de ciclos ou sensor, responsáveis pela informação de que o ciclo de lubrificação está ocorrendo corretamente.

Antes da montagem final é importante limpar toda a tubulação do Sistema de Lubrificação internamente. Caso permaneça alguma impureza, esta poderá causar problemas de travamento nos distribuidores podendo, inclusive, danificar as camisas e os pistões dos distribuidores.

Sistemas de Lubrificação Centralizada do tipo Progressivo: possíveis anomalias e soluções

Quando o Sistema de Lubrificação Progressivo for composto por Bomba Manual, caso perceba-se que a alavanca da Bomba esteja dura no momento do acionamento, é preciso investigar sua causa.

Inicialmente, soltar todas as conexões de saída do distribuidor (Todas). Acione a bomba e verifique se sai graxa de todas as saídas do distribuidor. Caso a graxa saia em todas as saídas, possivelmente a pressão de acionamento da alavanca da bomba terá diminuído, o que, neste caso, demonstra que deve existir algum ponto travado.

Para identificar qual ponto encontra-se travado, conecte uma saída no distribuidor e acione a bomba até que um ciclo do distribuidor tenha sido completado. Repita esta ação em todas as saídas, uma a uma, até que o distribuidor trave. Quando travar, significa que a última saída conectada está travada, ou seja, basta desobstruí-la para normalizar o Sistema.

Em Sistemas de Lubrificação Progressivo com Bomba Automática (Bomba Pneumática ou Bomba Motorizada) facilmente encontra-se solução para anomalias como:

– Para os casos em que o sistema não completa o ciclo do distribuidor, pode ocorrer que a bomba está parando antes do distribuidor completar o número de ciclos programado e/ou exista algum ponto entupido. Desta forma, aumentar o tempo de funcionamento da bomba (reciclar a bomba mais vezes) e/ou desobstruir o ponto conforme orientado anteriormente.

– Já quando a bomba não injeta graxa, é possível que a bomba esteja atuando no nível mínimo de graxa/óleo no reservatório e/ou o reservatório esteja abastecido com ar. Neste caso, abastecer o reservatório com bomba de abastecimento cheia e ausente de ar e/ou purgar ar da bomba por meio da válvula de purga localizada na bomba.

Vamos pensar juntos no seu projeto!

Se o seu parque fabril necessita de melhorias ligadas a Lubrificação Centralizada, converse conosco! Nossas equipes de Vendas e Engenharia estão aguardo o seu contato!

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Fale Conosco

Entre em contato com nossa equipe:

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt